style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a prefeitura da cidade firmaram uma parceria para arrecadar equipamentos de informática para estudantes de escolas públicas. Nesta terça-feira, os interessados em ajudar podem doar smartphones, tablets, notebooks, computadores de mesa, cabos e carregadores em condições de uso. A doação pode ser feita das 7h30min às 11h30min, na Polifeira do Agricultor, no campus de Camobi da UFSM, e também das 8h às 12h, no prédio da antiga Reitoria da universidade (na Rua Floriano Peixoto, no Centro). Para quem deseja que o equipamento seja recolhido em casa, basta entrar em contato pelo whatsapp (55) 99113-2356. O recolhimento nas casas será no dia 19 de junho.
Pesquisa revela que 42% dos alunos podem abandonar faculdades privadas
A iniciativa surgiu tanto a partir da necessidade causada pela pandemia de Covid-19, quanto pela proposta de retomada das atividades educacionais no município, prevista para agosto deste ano. O material arrecadado pelos voluntários da campanha será, posteriormente, encaminhado à avaliação e conserto por uma equipe do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism/UFSM), para, depois, ser destinado à Secretaria de Educação, que fará a distribuição para as escolas.
- Mais do que nunca, a tecnologia é essencial para a Educação, e precisamos garantir que os nossos alunos tenham acesso a essas plataformas. Contamos com a colaboração da sociedade para que doe equipamentos que não estão mais sendo utilizados e contribua para o fortalecimento do ensino na Rede Municipal - destacou a secretária de Município de Educação, Lúcia Madruga.
Enem pode ocorrer em dezembro, janeiro ou maio
O Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, lembra que a iniciativa da ação partiu da professora do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, Luciane Wilke Freitas Garbosa:
- Nós acolhemos a proposta e trocamos ideias com outros especialistas da universidade, como o diretor do Ctism e professores do Centro de Tecnologia (CT), assim como com a Secretária de Educação - comenta Flavi.
O pró-reitor ressalta que esses materiais recolhidos visam auxiliar os estudantes de Santa Maria nesse período de atividades remotas.